Nos dias atuais costumamos não ter tempo para realizar todas as tarefas que desejamos, seja devido ao alto volume de tarefas ou mesmo atividades que tomam mais tempo que o desejado, acabamos por não conseguir ser tão produtivos o quanto gostaríamos.

Porém, existem formas de garantir que você possa fazer mais em menos tempo, e é exatamente sobre isso que iremos tratar hoje.

Iremos estabelecer cinco simples passos a serem seguidos com o intuito de te auxiliar a organizar seu cronograma e identificar o grau de dificuldade das tarefas.

 

Primeiro passo: Separe um tempo para planejar seu dia. 

 

Um período muito utilizado e que se mostra eficaz é na noite anterior. O tempo utilizado não precisa ser longo, bastando apenas 10 minutos diárias para um bom planejamento.

Mesmo que não possa utilizar o período indicado acima, é importante que separe alguns minutos de seu dia para se planejar.

 

Segundo passo: Elimine tarefas simples

 

Determinada tarefa irá levar menos de cinco minutos para ser realizada? A menos que já esteja executando outra atividade, faça ela no momento. O segredo para eliminar pequenas tarefas está em realizá-las de imediato.

 

Terceiro passo: Tarefas mais difíceis devem ser prioridade!

 

Liste as tarefas mais difíceis a serem realizadas como prioridade. Devido a complexidade de certas tarefas, tendemos a adiar sua realização pelo esforço despendido, porém se as realizarmos primeiro estaremos concluindo as tarefas mais complexas do dia e com isso a satisfação gerada auxiliará na realização das demais atividades.



Quarto passo: Identifique seus períodos de maior produtividade 

 

Determinados profissionais produzem mais no período da manhã, alguns a tarde e outros durante a noite ou madrugada.

O importante nesse passo é entender a sua relação entre os horários do dia e o nível de produtividade e adequar cada tarefa a um horário específico.

 

Quinto passo: Faça uma coisa de cada vez! 

 

Tendemos a tentar realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo na esperança de poupar tempo e eliminar mais tarefas no mesmo período de tempo, porém o foco direcionado em cada tarefa auxilia bastante para que a atividade possa ser realizada de forma mais rápida e em menor tempo. Além de que, podemos adicionar que determinadas tarefas exigem nossa total concentração pois devido sua importância qualquer erro pode resultar em perda de ativos valiosos, como tempo, esforço despendido em vão e dinheiro investido.

 

Passo Extra: Seiri!

Como passo extra, vale mencionar a importância de busca por conhecimento através de diferentes métodos já existentes, e um método que podemos citar é o chamado método Seiri.

Seiri é uma técnica japonesa de produtividade que busca olhar para o todo com olhar crítico, priorizando o que é importante e remover os obstáculos, preparando o espaço para ser mais produtivo.

Para ser mais específico, deve-se identificar e eliminar tudo o que é desnecessário para que o tempo e espaço de trabalho sejam melhor aproveitados.

 

:: Caio Figueiredo

Tecnólogo em Marketing, se dedica a entender o comportamento humano e suas relações com o mercado de consumo. Colaborador na empresa de logística Agile Jurídico, sendo responsável por acompanhamento de audiências.

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