Comemorado no dia 29 de Outubro, o Dia Nacional do Livro, marca uma importante data para a história do país.

A data foi escolhida em homenagem ao dia da fundação da Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando em 1810 a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia. No entanto, o acervo chegou ao Rio de Janeiro antes, no ano de 1808. Além de livros, existiam manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas.

História do livro

 

Diferente do que temos hoje, antigamente os livros eram feitos de outra forma. Os primeiros registros gráficos foram feitos em papiro, uma espécie de lâmina retirada do caule de uma planta com mesmo nome e que possibilitava a escrita. Algum tempo depois os rolos de papiro foram substituídos pelo pergaminho, que possibilitava ser costurado, já que era feito de pele animal e tinha uma maior resistência.

Somente na Idade Média, os livros começaram a ser escritos em papel, porém ainda de forma manuscrita. Em meados do ano de 1455, Johannes Gutenberg um inventor e gráfico alemão criou algo que se tornaria uma inovação para a história da escrita. Gutenberg criou uma técnica de prensa com uma impressora que reproduzia letras e símbolos com relevo esculpidos em metal. O método logo se espalhou pela Europa e também pelo mundo.

O primeiro livro impresso foi a Bíblia, em 1455, tendo o exemplar sendo escrito em latim e com 1.282 páginas.

No Brasil no entanto, o primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, do escritor Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Com a chegada da imprensa ao país, as máquinas de impressão eram utilizadas para imprimir os jornais com notícias de interesse do governo português, que financiava as impressões. Isso fazia com que grande parte dos autores brasileiros optassem por imprimir suas obras em países europeus.

Importância da leitura

 

A prática da leitura é de grande importância para a saúde mental das pessoas, além de ser um ótimo exercício para a memória.

Através da leitura também é possível expandir o conhecimento e melhorar o vocabulário. Ter contato com livros, artigos e matérias didáticos agrega conhecimento para qualquer área de estudo e até auxilia na comunicação com outras pessoas no dia a dia.

 

Fontes:

https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-livro.htm

https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/29-outubrodia-nacional-livro.htm

:: Caio Figueiredo

Tecnólogo em Marketing, se dedica a entender o comportamento humano e suas relações com o mercado de consumo. Colaborador na empresa de logística Agile Jurídico.

Que tal um orçamento?

Não seria bom que seu escritório de advocacia pudesse obter reduções de custos, agilidade na execução de serviços e praticidade em seus processos?

A Agile Jurídico pode lhe ajudar a alcançar isso!

Clique aqui

Você pode gostar

Outubro Rosa: Mês de Prevenção ao Câncer de Mama
Retorno do Futebol irá movimentar Tribunais Desportivos
CNJ prorroga prazos de Suspensão Processual
5 Simples Passos para Tornar seu Dia Produtivo
O Poder do Despacho
previous arrow
next arrow
Slider
CNJ prorroga prazos de Suspensão Processual
O Poder do Despacho
3 PILARES PARA CONQUISTAR CLIENTES
Seja um correspondente jurídico!
Vale a pena investir em logística jurídica no Brasil?
previous arrow
next arrow
Slider
Apps para advogados: 4 aplicativos que advogados PRECISAM conhecer
4 melhores apps para para scanear documentos usando Android ou iOS.
7 aplicativos para te ajudar eficientemente no escritório
previous arrow
next arrow
Slider
Dia Nacional do Livro
A Constituição de 1988 – 05 de Outubro
Setembro Amarelo: Mês de Combate ao Suicídio
Andamentos Processuais
Lei de Defesa do Consumidor
previous arrow
next arrow
Slider

Seja nosso correspondente